sábado, 21 de janeiro de 2012

Falando sobre coerência: Palavra X Atitude

“Não é preciso mostrar beleza aos cegos, nem dizer verdades aos surdos. Basta não mentir para quem te escuta, nem decepcionar os olhos de quem te vê! As palavras nos conquistam temporariamente, mas as atitudes nos ganham ou nos perdem para sempre.”

Não sei quem escreveu essa frase.  Vi publicada no mural de alguém, no Facebook, e me chamou a atenção. Virou uma verdadeira epidemia, essas frases que se colocam nas redes sociais, uma forma moderna de “para choque de caminhão”. Algumas espirituosas, outras de humor meio negro, mas o certo é que de uma forma ou de outra, todo mundo termina lendo,  e muitas vezes até compartilhando. Eu mesma faço isso de vez em quando. O certo é que  a frase me levou a refletir. Quantas vezes escutamos de alguém palavras de “solidariedade”, mas na verdade, quando precisamos de “atitude”, essas pessoas somem, deixando apenas o eco das palavras em nossos ouvidos. E o eco desaparece, transfomando-se aos poucos apenas em um zumbido longínquo, e terminamos por esquecer do que foi dito (e de quem disse). É a incoerência entre as palavras e as atitudes.  E nada pior do que perder a credibilidade em alguém. É quase impossível recuperar depois.
Melhor do que palavras, são as atitudes. E estas, muitas vezes, vem de quem menos esperamos. Pessoas que não sabem dizer “eu te amo” com palavras, mas provam com ação. Que entendem um pedido mudo de socorro. Que estão do nosso lado quando precisamos.
E  tem aqueles que não nos decepcionam nunca, que dizem estar conosco e realmente estão, que seguram na nossa mão no momento do desespero e não nos deixam cair quando estamos a beira de um abismo. Que estão sempre prontos a nos enxugar as lágrimas, ou melhor, que fazem tudo para não deixá-las cair.
Mas devemos ter cuidado com o que esperamos  das pessoas. Das expectativas que criamos em torno delas.  As vezes nos decepcionamos com alguém, por esperarmos  uma atitude que na verdade seria o que gostaríamos de receber em determinada ocasião, ou o que faríamos se a situação se invertesse, mas não é o que o outro é capaz de dar, ou para ele(a), aquilo nem é tão importante assim... E terminamos nos frustrando, nos decepcionando, tudo porque queríamos que a pessoa tivesse uma atitude que seria a nossa e não a dela.
Enfim, o ideal seria que todo mundo fosse coerente – palavras e atitudes. Infelizmente, nem sempre isso acontece. E continuamos com o nosso trabalho de pouco a pouco conhecer as pessoas. E isso é um longo e árduo trabalho. Porque muitas vezes, a pessoa que mais precisamos conhecer não conhecemos direito: nós mesmos.

2 comentários:

  1. Amiga, vivamos a cada dia sem criar expectativas e atitudes em tornos de algumas pessoas, pois, muitas vezes elas somem quando mais precisamos...Portanto, procure atitude dos verdadeiros amigos.

    ResponderExcluir
  2. Sem dúvidas, um dos seus melhores textos! Muito reflexivo.

    ResponderExcluir