terça-feira, 8 de setembro de 2015

Pelos Caminhos do Olhar...



Certa vez, conversando com Miguel Nenevé sobre um livro que ele estava escrevendo e que em breve seria publicado, esbocei o desejo de um dia, quem sabe,  ter uma foto de minha autoria publicada em um livro dele, talvez a capa...
Miguel é catarinense, e eu o conheci em João Pessoa, quando ainda cursava o último ano da faculdade de Medicina e ele o mestrado em Letras. Hoje ele é Doutor em Letras (Inglês e Literatura) e professor da Universidade de Rondônia. Tem vários livros e artigos acadêmicos publicados, e também livros de poemas (Folhas Mortas)  e contos (Outros Tempos e Outras Histórias, Antes que Anoiteça e Você Ouviu a Coruja Piar?)
Eu sou médica, atuo em Saúde Pública e fotografo por paixão. Nunca tive a intenção de usar a fotografia como meio profissional, mas cada dia mais me encanto com essa arte. Por isso, de uns tempos pra cá, passei a me interessar mais em aprender as técnicas e a apurar mais o olhar. Sim, porque não é só um bom equipamento que faz uma boa foto! É preciso saber enxergar o que os outros não veem...
Venho investindo quase todo meu tempo livre nesse exercício, que me dá prazer. Sempre que posso saio por aí, na companhia de amigos, em busca de novas imagens. Às vezes voltamos ao mesmo lugar já fotografado, e mesmo assim conseguimos captar novas imagens, novos momentos. Uma foto nunca é igual, mesmo tirada no mesmo local. A fotografia é capaz de contar histórias, de inspirar poemas. Eu não sou poeta, mas as vezes consigo enxergar a poesia por trás da foto. Só não sei traduzir com palavras. E foi isso que Miguel fez. Quando ele me propôs, em vez da capa do livro, fazermos o livro inteiro de fotos e poemas, achei que estivesse brincando... mas não estava!!
E então eu passei a acreditar, por que não? O livro foi surgindo, fomos aos poucos selecionando as fotos, à medida que eu saía por aí, caçando imagens. Para cada foto, ele fez um poema.
Muitas fotos foram tiradas nas expedições que participo com os amigos. Outras, nas diversas oportunidades que tenho de fotografar, quando saio por aí, em viagens com a família. E veio Santa Catarina, terra de Miguel, que não poderia ficar de fora! A linda e verdejante Campo Alegre é um verdadeiro paraíso, com imagens de tirar o fôlego.  Um privilégio poder fotografar aquele lugar!
E o livro finalmente ficou pronto... quentinho, saindo do forno! Um sonho se realizando...
Gostaria de agradecer, primeiramente a Miguel, idealizador do livro. Sem ele, eu jamais teria tido essa coragem de ir em frente... obrigada por acreditar, pelo carinho em escrever para cada foto um poema com exclusividade. Obrigada por não deixar morrer o sonho!
Agradeço também ao nosso editor, Abel Sidney, que tanto nos incentivou e a Carla Dias, nossa diagramadora, que mesmo morando no Canadá, conseguiu captar nossas ideias. Aos amigos fotógrafos, que a princípio não tendo conhecimento do projeto, me ajudaram com dicas a cada saída fotográfica. A Aphoto, na pessoa do presidente e professor Alex Gurgel.  E aos amigos e familiares, que sempre acreditaram e me incentivaram.
No próximo dia 29 de setembro de 2015 o livro estará sendo apresentado em Natal, as 19 horas, na Pinacoteca do estado do RN.
Espero vocês. Espero que gostem. Foi feito com muito carinho.

Miguel Nenevé

Veronica Barreto





Um comentário: